OS PODERES OCULTOS DA CÚRCUMA
Na medicina e na culinária, essa substância presente na raiz do açafrão é de grande valia.
Na medicina e na culinária, essa substância presente na raiz do açafrão é de grande valia.
Na medicina e na culinária, essa substância presente na raiz do açafrão é de grande valia.
Ela guarda consigo, além de um sabor característico e acentuado, grandes benefícios para a saúde!
O que é a cúrcuma?
Açafrão da Índia, turmérico, cúrcuma, são diferentes nomes para essa poderosa planta, que vem da família do gengibre.
No Brasil, principalmente em Minas Gerais e Goiás, é conhecida como açafrão da terra, açafroa ou gengibre amarelo.
É no rizoma da cúrcuma longa que está o componente mais ativo da planta, a curcumina presente em 2 a 5% deste delicioso tempero.
A curcumina foi isolada pela primeira vez por Vogel no ano de 1842. Ela é um pó insolúvel na água e no éter, mas solúvel no etanol e no DMSO. A sua estrutura foi descrita por Lampe e Milobedeska em 1910.
Vamos a m breve resumo sobre os efeitos comprovados dessa substância no corpo humano:
O açafrão é também a base daquele tempero muito famoso chamado curry, muito utilizado na culinária indiana e tailandesa.
Pense que, na Índia, cada habitante consome cerca de 100 mg de açafrão por dia, através do curry. Os indianos têm baixíssimos índices de câncer.
Estudos mostram que indianos que tiraram este tempero da sua dieta diária, aqueles que por ventura foram morar no exterior e adquiriram outros hábitos alimentares, passaram a apresentar maiores incidências de câncer.
Ofereço aqui algumas informações mais avançadas que podem ser de grande valia para os colegas médicos. Mas gostaria que, apesar disso, todos entendessem que a curcumina pode ajudar muito no quadro de câncer.
É o fitoquímico que inibe o maior número de vias de sinalização, transdução e transcrição que conhecemos e por esse motivo possui potente efeito no câncer como antiproliferativo, apoptótico, antiangiogênico e antimetastático.
Ela suprime a proliferação de vários tipos de células tumorais in vitro: carcinoma de mama, carcinoma de cólon, carcinoma de próstata, carcinoma basocelular, melanoma, leucemia mielógena aguda, leucemia de células T e linfoma de células B.
Essa substância interfere na proliferação celular maligna de várias maneiras, além de induzir a apoptose. A apoptose é um modo discreto das células morrerem sem fazer inflamação. Esta estratégia pode ser utilizada em alguns casos, dependendo do grau de câncer.
A curcumina está presente no açafrão, que é o melhor tempero que você pode usar, e além disso é o melhor corante natural.
Além de enriquecer o sabor dos alimentos é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório e possui muitas propriedades que poucos sabem.
E digo mais: para os apreciadores da Pimenta do Reino, uma grande notícia! A adição da mesma à Curcumina aumenta a sua biodisponibilidade celular, que sozinha é muito baixa, devido à rápida glucoronidação hepática e intestinal.
A adição de pimenta do reino (Piper nigra) aumenta em 2000% a biodisponibilidade do princípio ativo.
Na Índia o povo adora açafrão e pimenta, por isso vivem muito e são muito saudáveis!
Infelizmente a medicina moderna negou tudo que aconteceu antes das drogas farmacêuticas, simplesmente ignorando estas sabedorias milenares.
Para aqueles que não gostam do molho curry ou que não conseguem adequá-lo em suas dietas, existe a possibilidade também do uso em cápsulas manipuladas.
As doses são prescritas individualmente, portanto não tem como indicar a quantidade ideal.
O correto é que se procure um médico ou nutricionista especializado e analise a situação para descobrir a quantidade indicada para cada caso.
Mas saibam que os estudos comprovaram que o uso DIÁRIO é que tem efeito protetor, não só o uso eventual. Portanto se quiser ter os benefícios da cúrcuma, é preciso ingerir diariamente.
Parece loucura que, mesmo tendo a oportunidade de ter em nossas mesas ou mesmo em cápsulas, um alimento tão poderoso e importante, pouco se fale sobre isso. Sempre existe um motivo.
Existe uma estreita relação entre as indústrias farmacêuticas e a medicina. Estas indústrias estão buscando de todas as formas desenvolver substâncias análogas da Curcumina.
Elas serão modificadas bioquimicamente para que possam ser patenteadas e assim vendidas por 17 anos por aquela que produzir exclusivamente.
Portanto, espero que vocês me ajudem a divulgar isto, buscando quebrar os paradigmas impostos pela indústria da doença.
Eu sou um médico que acredita e preza pela medicina honesta, a medicina que ajuda, funciona, independente da forma como é feita. Quando medicamentos são necessários devemos utilizá-los, mas quando existem formas de prevenção, não podemos nos cegar pelo simples desconhecimento.
Agradeço a todos os meus seguidores por ajudarem a disseminar a prevenção como caminho para a saúde!
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.